quinta-feira, 27 de maio de 2010







Dica 15
Série.: Lost – Conclusões e Respostas
Criadores.: JJ Abrams, Damon Lindelof


Comentário .:
Bom, passado a emoção e analisando friamente, confirmo o que senti logo que terminei de ver o episódio final. Tudo o que houve ali, foi uma sequência ,uma evolução daqueles “espíritos”, “ectoplasmas”, “almas”, chame como quiser. Os roteiristas deixam isso bem claro nos diálogos : Christian-Jack (na igreja), Desmond-Jack (na entrada da gruta) e Locke-Jack (no hospital), não é coincidência que o esclarecimento tenha sido com o Jack ,em particular, assim como, os fãs mais revoltados...rss, Jack era o mais resistente a aceitar a morte, seu perfil ,aliás, nos mostra isso, a eterna vontade de querer acertar, a ânsia por uma segunda chance, uma redenção que nunca chegava. Não por acaso, isso é muito claro pra mim, ele foi escolhido para personificar todo aquele drama daqueles seres, pois era o que sofria mais com aquela triste(?) realidade, eles tentaram nos dizer (os roteiristas) que a morte, tão temida por todos ali pode ser um começo.


E a ilha? E a Dharma? E o Jacob? E o Black Smoke?


Parafraseando Matrix : “Não há colher, Não há ilha...”


Nunca houve ilha nenhuma, nunca houve avião nenhum, nunca houve realidade paralela,muito menos o flashforward, Jacob e Black Smoke eram prisioneiros e bem menos evoluídos que os Ocean Six, dois seres malignos que se alimentavam, da angústia e dor daqueles que oprimiam, todos que habitavam aquele nível de consciência eram perdidos se apegando à qualquer realidade que negasse o seu fim (a morte).
Somente existiam níveis de consciência e evolução até a iluminação , não por acaso, representada pela chegada à uma Igreja (bingo!)e o caixão vazio mostra que toda aquela idéia de “buscar o meu pai que morreu na Austrália”, nunca existiu.
Antes que comecem a levar a questão a uma discussão religiosa, o que estou dizendo é como eu vejo a intenção dos roteiristas que se utilizaram de uma série de simbologias e indicações de como gostariam que a série terminasse, se foi bom ou não, depende da expectativa de cada um, eu gostei, por ser coerente e pela inteligência, levar tudo aquilo ao nível espiritual acaba por deixar tudo elucidado de forma rápida e simples. Explica por exemplo, o porquê de estarem sempre se reencontrando, para mim eles já vinham nessa busca bem antes do avião cair.Além do que remete ao começo, essa teoria é a mãe de todas as teorias, a primeira e...agora vemos, única.
p.s. R.I.P Dudes ( Pessoal, eu não sou espírita não viu, só pra constar...rs)